terça-feira, 18 de junho de 2019

COMO EVITAR O BLOQUEIO CRIATIVO


“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo, corro o lápis em torno da mão e dou uma luva, e se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva ...”. 



Seria tão lindo se tudo fosse igual a musica de Toquinho, e que às vezes não tivéssemos certo bloqueio criativo para escrever, desenhar, estudar e idealizar projetos.

Criatividade não é um dom que poucos possuem, nem tampouco dom divino e muito menos o enigma envolto ao mistério como dizia Churchil, mas sim uma qualidade que se aperfeiçoa com o decorrer da vida. 

A criatividade também está ligada a nossa vontade de superar bloqueios emocionais, perceptivos e culturais. É uma forma de abrir as portas para novas oportunidades e resolver problemas que a vida nos obriga a enfrentar.

Normal que pessoas em algum momento da vida tenham um bloqueio criativo momentâneo. Este bloqueio criativo se refere à dificuldade de se concentrar para uma nova ideia ou uma nova inspiração. Fator muito presente em profissional que trabalham diretamente com a criatividade como, artistas, desenhistas, pintores, escritores, designer e outros.



As causas mais comuns existentes para que você tenha um bloqueio criativo são: perfeccionismo exacerbado, medo de sucesso do passado, medo da rejeição, paradoxo da escolha e o tédio inevitável da rotina. Estes são fatores que desencadeiam o bloqueio momentâneo da sua criatividade e estabelece uma limitação para sua imaginação.

Existem várias técnicas para auxiliar você neste momento para desbloquear o conteúdo criativo que está em você e que insiste em se esconder ou manter-se tímido por aí. Abaixo listaremos as 10 principais dicas que poderão lhe ajudar neste momento:


1.      Desligue todas as distrações digitais: principalmente as redes sociais, coloque seu celular em modo avião neste momento.
2.      Escreva livremente: não pense, apenas escreva.
3.      Tira férias: você pode estar precisando de novos ares, reestabelecer energias e curar o esgotamento laboral.
4.      Utilize cafeína: mas não abuse, mas café um poderoso suco criativo.
5.    Mude seu ambiente de trabalho: às vezes as mudanças no designer na sala ou alterar alguns acessórios de lugar podem ajudar novos insights.
6.    Limpe sua casa ou tome um banho ou execute uma tarefa tediosa: quem sabe desperte outros assuntos em sua mente.
7.     Ouça uma música relaxante: ouvir musica acalma os nervos e levanta seu humor.
8.     Leia um romance do seu autor favorito: ler livros melhora suas conexões cerebrais favorecendo novas sinapses e consequentemente novas ideias.
9.   Saia para uma caminhada: a vida saudável não é só para o corpo, a mente também precisa de cuidados.
1.   Durma um pouco: se você está muito cansado, descanse um pouco que terás bons resultados.


Por fim, lembre-se que estas são só algumas dicas, cabe destacar que seu processo criativo depende exclusivamente de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário